Adquirido pelo Governo do Estado equipamento de Raio-X é inaugurado em Ladário

Ladário (MS)- O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul através da Secretaria Estadual de Saúde, oportunizou ao município de Ladário a inauguração na tarde desta terça-feira (27), da inédita sala de Raio-X, que vai proporcionar maior agilidade no diagnóstico a população ladarense. A cerimônia de entrega, aconteceu na Unidade Mista de Saúde de […]

Comentar
Compartilhar
29 set 2016 Por Erik Silva 12h46
Equipamento vai atender demanda dos cidadãos ladarenses / Foto: PML

Equipamento vai atender demanda dos cidadãos ladarenses / Foto: PML

Ladário (MS)- O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul através da Secretaria Estadual de Saúde, oportunizou ao município de Ladário a inauguração na tarde desta terça-feira (27), da inédita sala de Raio-X, que vai proporcionar maior agilidade no diagnóstico a população ladarense. A cerimônia de entrega, aconteceu na Unidade Mista de Saúde de Ladário, localizada ao lado da Secretaria de Saúde na Rua Comandante Souza Lobo.

A aquisição é considerada pela administração um avanço na saúde do município que até então, dependia exclusivamente do serviço de saúde da cidade vizinha Corumbá, para realização de exames que necessitavam do equipamento. “Tudo isso é sinônimo de desenvolvimento. Sabemos de todas as dificuldades enfrentadas até chegarmos neste momento, porém, graças aos esforços de todos, estamos entregando essa necessidade para quem vive em nossa cidade. Uma sala de raio x, apta a fazer os exames de imagem que proporcionarão mais conforto e facilidade de acesso a este importante método”, enfatizou o prefeito José Antônio Assad.

A parceria com o Governo do Estado que além de disponibilizar o aparelho de Raio-X, forneceu os recursos financeiros para a compra de uma reveladora de filmes, contou com a contrapartida do município responsável pela reforma e adequação da sala e da parte elétrica da rede, com a aquisição de um transformador elétrico que atendesse às normas da companhia de energia.

Para operar o Raio-X, uma técnica em radiologia aprovada no Concurso Público de 2015, foi empossada para assumir a frente da sala.

De acordo com o Secretário de Saúde, Cléber Colleone, a nova sala trará a população ladarense comodidade e celeridade na realização dos exames, “Os nossos assistidos que antes precisariam se deslocar até a cidade vizinha agora contam com um serviço muito importante aqui, durante esses anos nós implantamos a sala de coleta de exames, sala de ultrassom, sala de eletrocardiograma, ampliação das equipes das Estratégias de Saúde da Família, casa da regulação, ouvidoria da saúde, o Núcleo de Apoio a Saúde da Família com seus variados programas, ampliação dos medicamentos da farmácia básica, ampliação da frota, ampliação do pronto atendimento, entre outros”.

Funcionamento

O raio x é um exame de imagem que propicia a conduta diagnóstica terapêutica. É um exame de média complexidade e estará funcionando na Policlínica de Ladário anexo ao Pronto Atendimento.

O paciente deve ir à Unidade de PSF para realizar a consulta médica que, quando necessário, para fechar um diagnóstico, poderá solicitar ao paciente um exame de raio x, que deverá ser autorizado pela Casa de Saúde de Ladário, através do Serviço de Regulação Municipal, observando os critérios de classificação de risco e protocolos associados inerentes ao serviço.

Após a realização do exame o paciente será avisado para pegar o Laudo na Casa da Saúde e assim retornar à sua Unidade de ESF. (Com informações Ascom PML)

https://www.youtube.com/embed/0XKWEpfeHF0

Colunas

Contraponto