Candidatos encerram campanha com confronto de propostas em debate ao vivo na TV

Corumbá (MS)- A TV Morena realizou na noite desta quinta-feira  (29), o debate político com os candidatos que concorrem à prefeitura de Corumbá nas eleições municipais de 2016. O debate foi ao ar às 23h08 e contou com a participação de Ruiter Cunha (PSDB), Elano de Almeida (PPS) e Paulo Duarte (PDT). Durante pouco mais […]

Comentar
Compartilhar
30 set 2016 Por Erik Silva 10h22
Debate foi ao ar Ao Vivo na noite desta quinta-feira pela TV Morena

Debate foi ao ar Ao Vivo na noite desta quinta-feira pela TV Morena

Corumbá (MS)- A TV Morena realizou na noite desta quinta-feira  (29), o debate político com os candidatos que concorrem à prefeitura de Corumbá nas eleições municipais de 2016. O debate foi ao ar às 23h08 e contou com a participação de Ruiter Cunha (PSDB), Elano de Almeida (PPS) e Paulo Duarte (PDT).

Durante pouco mais de uma hora os candidatos tiveram a oportunidade de expor suas propostas, fazer questionamentos aos demais participantes com temas livres e também determinados por sorteio realizado ao vivo durante a transmissão. Temas como funcionalismo público, Corrupção, habitação e ampliação do asfalto deram a tônica dos questionamentos dos candidatos aos concorrentes.

O debate foi dividido em quatro blocos e mediado pela jornalista da TV Morena e apresentadora do MSTV, Raphaela Potter.

Com temas definidos em sorteio ao vivo, a rodada de perguntas no primeiro bloco foi aberta pelo candidato Paulo Duarte. A tônica do debate se desenvolveu a partir das trocas de acusações entre os dois candidatos [Paulo e Ruiter] que aparecem à frente das pesquisas disputando a preferência do eleitorado e Elano, defendendo que sua candidatura seria a única que apresenta um modelo de gestão diferenciado do que o proposto pelos demais concorrentes. Ainda no primeiro bloco, temas como regularização do serviço de mototaxista, revitalização do Porto Geral, e Corrupção foram debatidos entre os candidatos.

O segundo bloco regido por temas de livre escolha dos candidatos elevou o tom do debate ao levantar assuntos como valorização do servidor público, com o candidato do PSDB questionando o atual prefeito sobre ausência de plano de valorização e ainda supostas denúncias de desrespeito a funcionários do poder executivo. Duarte por sua vez, ressaltou que é servidor público de carreira e que seu mandato tem sido marcado pela valorização ao servidor efetivo acabando com injustiças e privilégios aos que chamou de “amigos do rei”.

Neste bloco, o candidato Elano de Almeida questionou os gastos anunciados na campanha dos adversários especialmente no que se refere as alianças anunciadas pelos partidos, acusando inclusive, representantes das siglas partidárias de terem pedido a ele, dinheiro em troca de apoio para ampliação do tempo de TV. Aconselhado pelo candidato Ruiter Cunha a levar a denúncia aos órgãos competentes, o candidato do PSDB ressaltou ainda que política, é a arte de dialogar e atrair simpatizantes, e que a falta de apoio político ao PPS, possivelmente pode ter sido gerada por falta de um projeto atrativo que de fato pudessem mudar a cidade.

O debate foi marcado ainda pela apresentação de temas como ampliação do asfalto, assentamentos rurais e habitação, discutidos por mais de uma hora onde cada um dos três candidatos tiveram a oportunidade de apresentar suas ideias e projetos para que os eleitores definam quem é o mais preparado para comandar a prefeitura de Corumbá nos próximos quatro anos.

Após o debate cada candidato avaliou a sua participação e as expectativas para a votação a ser realizada no próximo domingo (02).

Elano de Almeida

“Foi importante para que a população tenha uma visão melhor da personalidade do candidato, de suas propostas, esse olho no olho ele traz uma outra temperatura, um outro ângulo de percepção da população e fco agradecido pela TV Morena ter proporcionado este momento e acredito que a população está agora mais informada para poder decidir”, concluiu Elano de Almeida.

Ruiter Cunha

“Foi esclarecedor e importante especialmente para os indecisos que estavam por ventura escolhendo outro projeto, ver que as nossas propostas estão mais alinhadas para que de fato Corumbá volte a ter dias felizes e que tenha a oportunidade de Corumbá voltar a ser Corumbá de nossos sonhos de nossos desejos, acho que foi um debate sobre este ponto de vista muito esclarecedor.

Paulo Duarte

De uma forma positiva tivemos uma oportunidade para quem tinha duvidas das propostas dos candidatos do conhecimento de que administrar uma cidade e uma cidade é uma responsabilidade muito grande, tem se ter conhecimento de administração fazer propostas, mas ter o conhecimento da origem dos recursos, então eu encaro como um momento muito importante da democracia e volto a dizer que neste momento do candidato e muito mais do eleitor  que tem a oportunidade ao vivo fazer a sua escolha

O debate é uma realização da TV Morena e a íntegra do programa pode ser visto diretamente no site da emissora neste link.

 

 

https://www.youtube.com/embed/0XKWEpfeHF0

Colunas

Contraponto