Exército e Marinha realizam operação conjunta na fronteira a partir do dia 05

A Marinha do Brasil e o Exército Brasileiro, por intermédio do Comando do 6º Distrito Naval e da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira realizarão Operações simultâneas e complementares, entre os dias 5 e 21 de outubro de 2016, na região compreendida entre as cidades de Ladário, Corumbá e Porto Murtinho. A “ ”, de […]

Comentar
Compartilhar
29 set 2016 Por Erik Silva 10h38
Operação vai realizar todas as ações operacionais e será realizada entre os municipios de Corumbá, Ladário e Porto Murtinho

Operação vai realizar todas as ações operacionais e será realizada entre os municipios de Corumbá, Ladário e Porto Murtinho

A Marinha do Brasil e o Exército Brasileiro, por intermédio do Comando do 6º Distrito Naval e da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira realizarão Operações simultâneas e complementares, entre os dias 5 e 21 de outubro de 2016, na região compreendida entre as cidades de Ladário, Corumbá e Porto Murtinho. A “

”, de cunho naval e de amplo espectro, executará todas as atividades operacionais inerentes às tarefas do 6º Distrito Naval, as quais tratarão de adestramentos em Operação Ribeirinha; Trânsito com oposição de superfície e aérea; Tiro real de superfície; Defesa contra Ameaças Assimétricas; Operações de Patrulha Naval; Ações de Inspeção Naval e de Assistência Hospitalar; Levantamento Hidrográfico; e Apoio Logístico Móvel.

Para isso, as atividades navais contarão com a participação de dez Navios; quatro Aeronaves, sendo uma Aeronave Super Tucano A-29 da Força Aérea Brasileira, uma aeronave Esquilo HA-1 do 3º Batalhão de Aviação do Exército e dois Esquilos UH-12 do 4º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral; lanchas e viaturas responsáveis pela Segurança da Navegação; cinco embarcações do Exército Brasileiro (EB), totalizando assim o envolvimento de 860 militares.

Quanto à segurança da navegação, além do envolvimento da Capitania Fluvial do Pantanal, o Aviso Hidrográfico Fluvial “Caravelas” realizará atualização hidrográfica em 330 km na calha do Rio Paraguai, empregando equipamento de tecnologia de ponta denominado ecobatímetro multifeixe. No contexto terrestre, a “Operação Ricardo Franco” será executada pelo Comando da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira (18ª Bda Inf Fron), que conduzirá o adestramento avançado das suas Unidades subordinadas em um ambiente de amplo espectro dos conflitos, no qual serão efetivadas: Operações Ofensivas, Operações Defensivas, Operações de Pacificação, Operações de Apoio a órgãos governamentais, dentre outras.

Serão empregadas tropas do 17º B Fron (Corumbá), do 47º BI (Coxim), da 2ª Cia Fron (Porto Murtinho) e da 3ª Cia Fron/FC (Coimbra), além de helicópteros de manobra e de econhecimento e ataque do 3o Batalhão de Aviação do Exército (Campo Grande). A Companhia de Comando da 18ª Bda Inf Fron e a 18ª Companhia de Comunicações de Fronteira apoiarão o Comando da Brigada.

A Força Terrestre contará com o envolvimento de 1.250 militares. A cidade de Porto Murtinho, o ponto central da Operação, concentrará o maior número de militares e de meios operativos da Marinha e do Exército, onde será executada a Operação Ribeirinha Conjunta, em uma área localizada a 40 km daquele município. As ações de Assistência Hospitalar, como atendimento médico e odontológico, serão realizadas nos períodos de 8 a 10 e 15 a 17 de outubro, também naquela cidade.

Em suma, a realização das Operações “Fronteira Sul” e “Ricardo Franco”, contará com relevante sinergia entre as Forças, sendo mais uma oportunidade para o Comando do 6º Distrito Naval e a 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira consolidar a interoperabilidade entre os militares subordinados, adestrar suas tropas, preparar seus meios e realizar ação de presença da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro na região, exercendo diuturnamente a sua capacidade de proteger as nossas riquezas e garantir os interesses da Nossa Gente.

Visitação pública e apresentação musical

Os Navios envolvidos na Operação estarão abertos à visitação da população nos dias 8, 9, 15 e 16 de outubro, no período de 13h às 18h, na cidade de Porto Murtinho. A Banda de Música do Comando do 6° Distrito Naval realizará apresentação no dia 8, às 20h, no Teatro de Arena “Astério da Conceição”, e no dia 15 de outubro, às 19h, na Praça de Eventos “José Barbosa de Souza Coelho”.

Colunas

Contraponto