Governo realiza ações de apoio às comunidades quilombolas de Corumbá

Equipe da Subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial e Cidadania visita comunidades quilombolas de Nioaque e Corumbá Com o processo de capacitação dos municípios para implantação de coordenadorias locais de igualdade racial em andamento, a Subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial e Cidadania (Subpirc) amplia a presença […]

Comentar
Compartilhar
03 nov 2016 Por Redação 9h19

Equipe da Subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial e Cidadania visita comunidades quilombolas de Nioaque e Corumbá

Subsecretário Carlos Versoza (camiseta preta) em conversa com moradores da comunidade que margeia o rio Paraguai

Subsecretário Carlos Versoza (camiseta preta) em conversa com moradores da comunidade que margeia o rio Paraguai

Com o processo de capacitação dos municípios para implantação de coordenadorias locais de igualdade racial em andamento, a Subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial e Cidadania (Subpirc) amplia a presença no interior do Estado com ações de apoio às comunidades quilombolas de Nioaque e Corumbá.

As ações garantem que algumas reivindicações das comunidades (como o apoio a geração de renda, manutenção das festas tradicionais e legalização definitiva das áreas ocupadas, entre outras) sejam articuladas e resolvidas com o apoio dos demais órgãos da esfera estadual e também federal.

Ligada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), a equipe da Subpirc esteve durante a semana em Nioaque em articulação com as comunidades quilombolas das famílias Bulhões, Araújo Ribeiro, Cardoso e Romano Martins, e em Corumbá com as famílias Osório e Campos Corrêa.

Na cidade de Corumbá uma das principais demandas quilombolas é a possibilidade de um projeto de implantação e melhoria da produção da agricultura familiar. Demanda pautada pela comunidade da Família Osório, que também é ribeirinha e tem cerca de 80 moradores e desenvolve trabalho de plantio de verduras e hortaliças as margens do rio Paraguai.

A equipe da Subpirc visitou ainda o Instituto da Mulher Negra do Pantanal (IMNEGRA) para acompanhar o andamento do processo de reforma do prédio, conquistado em 2015, que será executado pela Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) com recursos da Sedhast.

Ainda em Corumbá, a equipe visitou a colônia de pescadores Z1 para verificar a situação da emissão de novas carteiras  de pesca, que permitem ao pescador profissional o acesso ao seguro-defeso. Também fez parte da agenda  visita à comunidade Campos Corrêa, que possui 25 famílias, tendo comoo principal encaminhamento a melhoria de acesso para entrada da comunidade, bem como a melhora na rede de energia, água e esgoto.

“Buscar pontuar os problemas e ainda dar a devolutiva com as soluções, como no caso do IMNEGRA, é de suma importância e que será realizada também com as demais comunidades sejam elas de resoluções de concessionárias como água e energia, ou ainda dentro do próprio executivo municipal, estadual ou federal”, finaliza o subsecretário.

Subpirc – Criada em janeiro de 2015, a Subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial e Cidadania (Subpirc), reforça o compromisso do Governo de Mato Grosso do Sul no combate às desigualdades raciais, dando maior autonomia e poder de ação na execução dos trabalhos.

(Com informações Notícias MS).

 

Colunas

Contraponto