Praça Nossa Senhora de Urkupiña é inaugurada no local da antiga feira BrasBol

A população corumbaense ganhou na noite de ontem, 08 de setembro, mais um espaço de lazer e de atividades físicas. Dessa vez a Prefeitura entregou a Praça Nossa Senhora de Urkupiña, local perfeito para a prática de atividades físicas, inclusive com uma academia de ginástica ao ar livre. A inauguração fez parte das comemorações dos […]

Comentar
Compartilhar
09 set 2016 Por Redação 8h29
Inauguração ocorreu na noite desta quinta-feira

Inauguração ocorreu na noite desta quinta-feira / Foto: Renê Márcio Carneiro

A população corumbaense ganhou na noite de ontem, 08 de setembro, mais um espaço de lazer e de atividades físicas. Dessa vez a Prefeitura entregou a Praça Nossa Senhora de Urkupiña, local perfeito para a prática de atividades físicas, inclusive com uma academia de ginástica ao ar livre.

A inauguração fez parte das comemorações dos 238 anos de fundação de Corumbá que serão celebrados no próximo dia 21 de setembro. O espaço foi totalmente transformado pela Prefeitura que, dessa forma, assegurou mais um espaço na cidade, para práticas de atividades físicas e de lazer, refletindo diretamente na melhoria da qualidade de vida da população.

A praça fica localizada na Rua Edu Rocha com a Alameda Joaquim Pereira, onde funcionava a antiga feira Brasbol, fechada por determinação do Ministério Público Estadual. Está integrada ao calçadão da Edu Rocha, ao lado do Aeroporto, local bastante utilizado pela população, principalmente para caminhadas.

O projeto foi desenvolvido pela Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico (Fuphan) e conta com estacionamento, pista de caminhada – com mais de 400 metros lineares – e academia ao ar livre, onde estão dispostos diversos aparelhos de ginástica.

A área foi toda urbanizada, com uma grande área verde, arborizada com espécies típicas do Pantanal corumbaense, oferecendo conforto ambiental e contemplativo aos usuários. Outro detalhe é a gruta que serviu de abrigo para a imagem de Nossa Senhora de Urkupinã que foi restaurada e instalada em um local de fácil acesso para visitação pública.

Este foi o segundo espaço disponibilizado pela Prefeitura de Corumbá aos corumbaenses. Na terça-feira, o Município já havia entregue a remodelada praça da Nova Corumbá que, entre outros equipamentos, ganhou uma quadra coberta e iluminada, além de academia de ginástica ao ar livre e playground.

Adotada

A Praça Nossa Senhora da Urkupiña já foi inclusive adotada por um empresário da região, Adenilson Dias Macedo, do Mercado Paraná. “Somos parceiros. Esta praça valorizou muito a nossa região. Vamos cuidar desse espaço com amor e dedicação, para que continue atendendo a população”, anunciou durante o ato.

Praça foi adotada por comerciantes que ficarão responsáveis pela manutenção do local

Praça foi adotada por comerciantes que ficarão responsáveis pela manutenção do local

A iniciativa do empresário recebeu elogios da primeira dama do Município, Maria Clara Scardini. O projeto foi idealizado pela Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico (Fuphan), na época em que ela estava à frente da presidência do órgão.

“A parceria entre o poder público e a iniciativa privada é importante para nós”, destacou. Ela enumerou outros espaços públicos construídos ou recuperados pela Prefeitura, frisando que isto reflete diretamente na qualidade de vida da população, acreditando que a “Praça Urkupiña será o símbolo de integração, de amor e de fraternidade entre brasileiros e bolivianos”.

A entrega contou ainda com a participação do grupo do Colégio Felipe Leonor Ribeiro, da Bolívia, que apresentou “Chiquitana”, dança típica da região de Santa Cruz. O encerramento foi marcado por uma aula de dança com o grupo de alunas do projeto “Corumbá Saudável” da Praça CEU Helô Urt.

O ato foi prestigiado por um grande número de autoridades, comerciantes, moradores da região e crianças da Escola Pedro Paulo de Medeiros, que também estão sendo beneficiados pela praça.

Entre os presentes, a representante do Consulado da Bolívia em Corumbá, Gabrielle Arredondo; os secretários Gerson da Costa Melo (Infraestrutura e Serviços Públicos), Pedro Paulo Marinho (Industria e Comércio), Pedro Lacerda (Produção Rural), Roseane Limoeiro (Educação), Mabel Sahib Aguilar (Assistência Social e Cidadania), Desiane Silva (Saúde).

Também presentes presidentes de fundações como Antônio Rondon da Silva (Meio Ambiente), Andrea Cabral Ulle (Procon), Joilson Cruz (Cultura), Elvécio Zequetto (Esportes), bem como Alexandre Vasconcellos (Agetrat).

A obra foi executada pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos com recursos próprios da Prefeitura, oriundos de impostos que a população paga.

https://www.youtube.com/embed/0XKWEpfeHF0

Colunas

Contraponto