Workshop em confecção de Viola de Cocho e Dança do Siriri está com inscrições abertas

É missão do Iphan a promoção e a coordenação do processo de preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro, tendo em vista o fortalecimento de identidades, a garantia do direito à memória e a contribuição ao desenvolvimento socioeconômico do país. Assim sendo, a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Mato Grosso do Sul […]

Comentar
Compartilhar
27 out 2016 Por Erik Silva 10h20
Seo Sebstião já fez mais de 500 violas e tem prazer em repassar segredos da confecção do instrumento pantaneiro (Foto: Kleverton Velasques)

Aulas serão ministradas na sede do IPHAN durante realização do Festival América do Sul Pantanal / Foto: Arquivo

É missão do Iphan a promoção e a coordenação do processo de preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro, tendo em vista o fortalecimento de identidades, a garantia do direito à memória e a contribuição ao desenvolvimento socioeconômico do país.

Assim sendo, a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Mato Grosso do Sul – Iphan/MS, através do Escritório Técnico de Corumbá, abrigará durante a 13ª edição do Festival América do Sul Pantanal a Oficina de Viola-de-Cocho e Siriri, como instrumento de divulgação do modo de fazer da Viola de Cocho e das expressões relacionadas, visando à salvaguarda do processo de fabricação artesanal deste instrumento, que é fundamental para o complexo musical-poético-coreográfico do Cururu e do Siriri, manifestações originais e exclusivas dos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

As inscrições para as oficinas são limitadas e gratuitas. Os interessados podem se inscrever na sede do Iphan Corumbá, de 26/10 a 09/11.
– 15 vagas para as aulas práticas.
– 10 vagas para ouvintes

Colunas

Contraponto